Produção e disseminação de conhecimento

Produção e disseminação de conhecimento

Para contribuir com a difusão de informações sobre Regime de Colaboração Intermunicipal, em 2017 foi criada no Instituto Positivo a área de produção e disseminação de conhecimento.

Ela possui três frentes de atuação:

A primeira, atrelada ao desenvolvimento de estudos, pesquisas e artigos relativos aos Arranjos de Desenvolvimento da Educação. Os materiais produzidos podem ser conferidos aqui. Tais produções utilizam como referencial, além dos estudos científicos nacionais e internacionais, a experiência adquirida com a implantação do ADE Granfpolis, apoiado diretamente pelo Instituto Positivo, e também a observação da atuação dos demais Arranjos ativos no Brasil.

A segunda, atrelada à disseminação de conteúdos relevantes sobre o tema, por meio da realização de eventos, participação em reuniões, seminários, suporte aos gestores municipais, gestores de políticas públicas, universidades e outras organizações que buscam mais informações sobre os Arranjos e seu modelo de funcionamento.

A terceira, vinculada a participação em espaços de troca de conhecimento com outros especialistas no tema Regime de Colaboração, como o Movimento Colabora Educação, no qual o Instituto é um dos fundadores, e a Rede de Colaboração Intermunicipal que congrega os gestores municipais organizados em Arranjos e em Consórcios que possuem câmaras técnicas de Educação.

Escolhemos atuar desta forma porque acreditamos que o a adoção do Regime de Colaboração entre municípios é uma estratégia fundamental para dar suporte às políticas educacionais brasileiras e, em especial, para fortalecer as iniciativas que promovam a efetiva aprendizagem das crianças e dos jovens.