Entre todos os desafios impostos aos dirigentes municipais de Educação para enfrentar este período de pandemia há, também, o desafio ainda maior de refletir, planejar e preparar o futuro, o momento do retorno às aulas. Ações como a reorganização dos calendários escolares e a elaboração de planos de reposição de aulas estão sendo pensadas em vários Arranjos de Desenvolvimento da Educação do país, que buscam criar formas para uma retomada que preserve a qualidade do ensino e garanta a permanência dos alunos na escola.
Pensando neste momento desafiador de um futuro próximo, o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri) está desenhando um plano territorial de reorganização do calendário escolar. A estruturação conta com a colaboração dos 11 municípios que integram a iniciativa, que vem se reunindo periodicamente por meio de videoconferências e ferramentas digitais que possibilitam a construção coletiva desses planos e documentos.
O plano territorial contempla cenários com datas e possibilidades de organização para o calendário escolar; um levantamento de ações pedagógicas para cada etapa e modalidade de ensino; a organização de propostas para o transporte escolar e também as possibilidades de formação de profissionais para promover a flexibilização dos currículos.
“O Regime de Colaboração tem contribuído muito nas tomadas de decisão, principalmente neste momento, e ouvir como os outros têm trabalhado ajuda bastante”, destaca a secretária municipal de Educação de Balneário Piçarras, Laureci Bernadete Schneider Pereira.
Além da troca entre os 11 secretários, o CoGemfri também compartilhou as ações com os participantes do ADE Granfpolis, em um momento de colaboração entre os territórios vizinhos, movimento que rendeu ganhos e novas ideias para as duas iniciativas.