NOSSA HISTÓRIA

Somos o Instituto Positivo, que nasceu em 2012 para gerir o investimento social do Grupo Positivo, em favor da comunidade. Em nossos três primeiros anos, desenvolvemos inúmeros projetos e campanhas, abrangendo as áreas de Educação, Meio Ambiente e Voluntariado.

Em 2014, após uma consulta aos públicos de relacionamento do Grupo e do Instituto, nosso foco de atuação passou por transformações. Para responder às expectativas desse público, passamos a contribuir com a melhoria da qualidade da Educação pública brasileira.

Em 2015, adotamos o incentivo ao Regime de Colaboração por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como principal foco de atuação. Optamos por participar da implantação de ADEs, no papel de facilitador e mentor técnico da metodologia, prestando apoio para a mobilização do grupo de secretários e suas equipes, na elaboração do diagnóstico territorial, das metas, do plano de ação e do monitoramento e avaliação das iniciativas.

 

Em 2017, além de manter o apoio à implantação de ADEs, passamos a produzir e disseminar pesquisas e informações, a fim de que mais municípios brasileiros possam ter informações sobre como se organizar em Regime de Colaboração, potencializando as ações cooperativas em prol do aumento da qualidade da Educação.

Em 2019, passamos a atuar localmente, na gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, juntamente com os Colégios do Grupo Positivo. Fundada em 2010 como Associação Maria Amélia, a AMA é uma organização sem fins lucrativos, localizada ao lado do câmpus Ecoville da Universidade Positivo, e funciona como uma unidade de Educação Infantil atendendo, gratuitamente e em período integral, cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social, moradoras dos bairros próximos à UP, em Curitiba. A sua fundação, bem como o seu nome, são uma homenagem à mãe de um dos acionistas do Grupo Positivo, que foi o responsável por idealizar, implantar e manter a instituição durante oito anos.

 

NOSSA MISSÃO

Temos como missão atuar em favor da melhoria da qualidade da Educação pública, por meio do incentivo ao Regime de Colaboração, um modelo estratégico de cooperação entre os entes (estados, municípios e União), que estimula o trabalho em rede e a troca de experiências. Para tornar isso possível, adotamos o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) como mecanismo que favorece o trabalho colaborativo entre secretarias de Educação de municípios próximos geograficamente. Os participantes do ADE se apoiam mutuamente para colocar em prática ações estratégicas com o objetivo de avançar na melhoria dos indicadores da Educação.

Na prática, articulamos, promovemos e disseminamos iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da Educação básica, direcionando o Investimento Social do Grupo Positivo por meio de três frentes:

  • Nacionalmente, atuamos na disseminação de conhecimentos sobre Regime de Colaboração; participamos de discussões em âmbito nacional, em instâncias como o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Senado e Câmara dos Deputados, para contribuir com propostas de lei e resoluções que favoreçam o Regime de Colaboração. Somos membro do Movimento Colabora Educação e principal articulador da rede nacional de Arranjos de Desenvolvimento da Educação;
  • Regionalmente, atuamos no fortalecimento da cultura de cooperação intermunicipal por meio do apoio à implantação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da região da grande Florianópolis (Granfpolis);
  • Localmente, atuamos na gestão do CEI Maria Amélia, em parceria com os Colégios do Grupo Positivo.

Atuar na área em que o nosso mantenedor tem maior experiência foi uma decisão baseada em profundas reflexões sobre como os resultados do Investimento Social Privado poderiam ser potencializados. A competência adquirida ao longo da trajetória do Positivo é um ativo à disposição do Instituto, possibilitando-nos mobilizar a rede de parceiros, facilitar diálogos e estabelecer parcerias com profissionais especializados.

Instituto Positivo

GOVERNANÇA

O Instituto Positivo, uma organização da sociedade civil de interesse público, é administrado por um Conselho de Governança, composto pelos executivos que dirigem as empresas e unidades educacionais do Grupo Positivo. São esses conselheiros que definem e direcionam as políticas de governança e a estratégia do IP.

Outros quatro conselheiros externos, com ampla experiência no campo da Educação pública e do terceiro setor, compõem o Conselho de Governança na figura de conselheiros consultivos. Eles agregam conhecimento e contribuem para o enriquecimento dos debates e análises.

O Instituto Positivo também conta com um Conselho Fiscal, que tem a responsabilidade de analisar e opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil, bem como sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres ao Conselho de Governança.

A equipe de Gestão do Instituto é composta por uma Diretoria Executiva e por uma equipe de profissionais especializados, responsáveis pela condução das ações planejadas.

Governança - Instituto Positivo

CONHEÇA NOSSA EQUIPE